Planejando um Workshop? Dicas para iniciantes

A vida no escritório é mais que solmente sentar-se em frente à um computador. Os workshops são uma bom maneira ouvir os pontos de vistas das pessoas e receber feedback, assim como ensinar abilidades práticas, técnicas, o idéias que eles podem usar, não solmente no trabalho, mas também no seus cotidianos. Os workshops criam uma experiência educacional em pouco tempo e são instrumentos útiles quando algumas circunstâncias surgem, como o começou dalguma coisa noiva, a demonstração dum conceito noivo, uma formação inicial da equipa e dos voluntários, e a atualização de seus desenvolvimentos. Se estás confrontado com teu primeiro workshop, não entras em pânico, aqui há alguns dicas para te ajudar a preparar um bom!

Quando não preparados bem, os workshops podem ser uma perda de tempo e dinheiro, então tu deves tomar contas destes seguintes pontos no teu planejamento:

#1 Objetivos: Cada workshop deve ter um objetivo do que tu focas, no caso contrário. Não há razão nenhuma para reunir as pessoas.

#2 Participantes: Teu grupo-alvo é direitamente relacionado com teu objetivo então sê específico quando decidido quem vai atender-lo, mas deixa algum espácio para acréscimos de última hora.

#3: Lugar: Tu deves ser consciente sobre o número das pessoas que atendem teu workshop, a logística que precisarás e os detalhes práticos como a visibilidade dos recursos visuais.

#4 Agenda: depois clarificar os pontos anteriores, tu podes começar desevolver um resumo dos objetivos a alcançar. Tu deverás destacar os pontos principais do workshop com detalhes a communicar ao público, listar os recursos visuais que queres usar se há algums, e ser specífico sobre os detalhes das atividades e discussões de grupo, considerando o tempo disponível.

#5 Plano de acompanhamento: É essencial conhecer as opinões dos participantes sobre o workshop. Mesmo que as vezes eles não são positivas, eles te ajudarão aprender dos erros e melhorar-te por a próxima vez. Um outro ponto importante é ter um plano para comunicar as decisões que foram tomadas durante o workshop. E se teu último objetivo é tomar uma decisião sobre algo, lembras-te que quanto mais vós sois, menos provável tu vais conseguir, então tu deves reduizir teu público e ser selectivo.

Uma vez que figurado estes pontos, tu deves ter um plano sólido, tua única preocupação será adicionar agluma excitação na tua atividade, porque manter-los envolvido é essencial para um workshop. Se tu organizas um evento em separar as pessoas em grupos, é importante misturar os váriosos tipos de pessoas em cada grupo. Também, guardas em mente que algumas pessoas são nervosas quando falando em frente à um público, então, para fazer-los se sentir comfortáveis interagindo, tu deves manter pequenos grupos.

Para concluir, o centro de teu planejamento deve ser o objetivo principal do workshop. Não esqueces manter os exercícios criativos para ajudar todos a relaxar e encorajar-los a ser envolvidos, e depois no acompanhamento tu serás capaz corrigir algums erros que podes ter. E lembras-te disso, quanto mais detalhado teu plano é, mais asseguro teu workshop será na hora e bem sucedido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA Image

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

68,514 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>